O que é a validação de limpeza?

Uma das formas mais eficazes de se controlar a contaminação e sujidade, é a validação de limpeza. A validação de limpeza, é um conceito geral com evidência documentada de que os procedimentos de limpeza removem resíduos a níveis pré-determinados, levando em consideração fatores tais como tamanho do lote, dose, toxicologia e tamanho do equipamento a ser limpo. No caso das indústrias esses resíduos incluem ainda intermediários de reação, reagentes, solventes e impurezas. Uma infinidade de microrganismos, assim como resíduos diminutos da própria produção, quase imperceptíveis, podem estar presentes no ambiente industrial. Desse modo, é preciso garantir que não haja qualquer tipo de contaminação que possa afetar a qualidade do ambiente, principalmente da área da saúde que devem seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a validação de seus respectivos processos.

Nessa perspectiva, de acordo com cada área, a atenção deve ser especial no que se refere à limpeza no seu significado mais amplo. Conceitualmente, a validação da limpeza é uma ação documentada e conduzida com o fim de definir e demonstrar que os procedimentos de limpeza adotados são eficientes. Desse modo, trata-se de manter todo o processo produtivo, incluindo máquinas e equipamentos, livres de qualquer possibilidade de contaminação química, física ou biológica. Esse cuidado deve ser especialmente tomado com relação aos resíduos de processos anteriores.

Portanto, para a empresa obter a validação de limpeza eficiente, antes de tudo, ela deve eleger uma equipe multidisciplinar para tratar do assunto, de preferência incluindo profissionais do Controle de Qualidade e da Produção. Essa equipe qualificada deve supervisionar os equipamentos utilizados para a prática tendo em vista as regras que regem a validação da limpeza. Segundo a ANVISA, a validação de limpeza constitui uma das formas mais eficazes para o controle de contaminações. Contudo, é a validação que garante, por exemplo, que os resíduos da produção anterior sejam eliminados do maquinário para sua utilização contínua, eficiente e segura.

Abaixo as etapas do projeto:

  1. ESCOLHA DO PRODUTO PARA A VALIDAÇÃO
  2. VALIDAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO
  3. LIMPEZA VISUAL
  4. DETERMINAÇÃO DO LIMITE NO PRODUTO SUBSEQUENTE
  5. LIMITE POR ÁREA DE SUPERFÍCIE
  6. AMOSTRAGEM
  7. ANÁLISE DE RESÍDUO DE DETERGENTE
  8. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *