Mitos da terceirização de serviços de limpeza

A terceirização de serviços de limpeza já é uma prática consolidada no mercado, entretanto com a pandemia muita empresas ainda resistentes a terceirização, aderiram a transferência da atividade para empresas conservadoras, especialmente pela necessidade de atender a higienização correta dos ambientes para garantir segurança de colaboradores e clientes. Ao avaliar a terceirização de limpeza, é necessário que o gestor tenha compreensão correta de como funcionam os serviços terceirizados e quais os seus efeitos para a empresa. Nesse contexto, as organizações vêm investindo cada vez mais na terceirização de serviços, que já é uma realidade desde os anos 50 em todo o mundo, as companhias de terceirização geram mais de 14 milhões de empregos formais e 70% das empresas industriais fazem uso de serviços terceirizados. Portanto, esse modelo de negócio ajuda a movimentar a economia, além de gerar impactos positivos em sua empresa.

 

A  terceirização pode tornar mais ágeis, econômicos e qualificados seus processos de limpeza, com a profissionalização e uma acompanhamento dedicado da atividade. E apesar de ser uma prática que já pode ser considerada consolidada, muitas corporações ainda têm dúvidas acerca da viabilidade desse método e, principalmente, nutrem alguns mitos sobre o tema. Conheça alguns mitos sobre a terceirização desse serviço:

 

“Terceirizar é mais caro que contratação direta!” Mito! Ao contratar uma empresa especialista no serviço é possível que a médio e longo prazo ela agregue inovações, maior produtividades, fazendo com que a limpeza mantenha o seu nível com menos recursos, ou seja, menos custos. Além disso, por ser especialista em limpeza, muitas vezes a empresa consegue melhores negociações nos insumos inerentes a atividade, como produtos químicos, materiais de consumo e ferramentas de limpeza.

 

“Funcionários terceirizados trazem problemas às empresas!” Mito! É comum que, pelo fato de não terem sido contratados diretamente pela organização, os gestores pensem que os funcionários terceirizados podem gerar problemas para a operação, porém, não é bem assim.

Por muitas vezes melhores remunerados em suas funções nas empresas conservadoras do que diretamente nas empresas clientes, e por ter um gestão mais próxima, os funcionários de limpeza terceirizados tendem a sem mais capacitados e melhor acompanhados.

 

“Não se pode garantir a produtividade e eficiência do funcionário terceirizado” Mito! O acompanhamento dos funcionários terceirizados fica sob responsabilidade da empresa contratada, isso significa que ela implementa medidas eficientes para garantir a produtividade do time.

 

Como toda estratégia de negócio, a terceirização precisa ser muito bem avaliada para que rompa-se mitos e conceitos pré-estabelecidos e se obtenha sucesso nessa jornada.

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