Sistema de gestão de qualidade e serviços terceirizados

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação para as empresas prestadoras de serviço. Como a qualidade é um atributo por muitas vezes intangível, ter um sistema de gestão da qualidade implantado auxilia em tangibilizar os padrões de qualidade esperados para cada atividade.  As empresas contratantes passaram a exigir já há alguns anos que as empresas prestadoras de serviços tenham um sistema de gestão de qualidade implantado. A certificação ISO 9001, principal certificação nessa área é uma norma que foca na padronização e na qualidade dos produtos e serviços. A organização que possui a certificação de qualidade desenvolve nas suas frentes de serviço a gestão estratégica, tática e operacional com foco na satisfação do cliente e, para isso, os vários setores e departamentos da empresa passam por melhorias. Portanto, isso reflete num serviço de melhor qualidade, o que é muito importante para os clientes. Nesse contexto, as empresas que levam a gestão da qualidade como uma ferramenta são mais ágeis e eficazes na solução de problemas.

Afinal, o que é a norma ISO 9001? Com foco em gerar diretrizes para a elaboração de um sistema de gestão da qualidade mais organizado, o objetivo da norma é garantir a confiança de que o fornecedor contratado fornecerá, de forma contínua, conforme foi especificado no contrato. Dentre diversas normas de qualidade existentes, a ISO 9001 é a mais popular no mundo. Ela pode ser aplicada em empresas de qualquer tamanho, independente da sua área de atuação. Toda empresa certificada na ISO 9001 tem o cliente como o foco do negócio. Possuir a certificação ISO 9001 é garantir benefícios não apenas para a organização, mas também para os seus colaboradores e clientes. Isso porque, a norma visa melhorias nos resultados, avanços na performance, otimização dos processos, redução de custos e, principalmente, viabilização e expansão do negócio num mercado competitivo, sendo a qualidade, o diferencial.

Na prática, o Sistema de Gestão da Qualidade consiste em um sistema de gestão da qualidade, em que as empresas conseguem mensurar melhor a eficiência dos processos internos e, com isso, encontrar com mais facilidade identificar os possíveis problemas na operação. Dentre os benefícios da Certificação, são os principais:

  • Melhor controle dos processos internos;
  • Aumento da produtividade operacional;
  • Ganho de diferencial competitivo;
  • Redução de custos;
  • Maior padronização nas operações de rotina;
  • Garantia de satisfação dos parceiros de negócios (clientes, fornecedores e colaboradores);

Há 25 anos de mercado, além do reconhecimento por parte de parceiros e clientes comprovado através da longevidade de seus contratos, nos últimos anos o Grupo Dikma tem sido premiada no campo da qualidade por grandes instituições do estado do Espírito Santo. O Grupo Dikma possui, desde 2001, um Sistema de Gestão da Qualidade, certificado pelo PRODFOR – ISO 9001 – Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores, tendo recebido em 2010, o Prêmio Fornecedor Destaque pela eficiência na gestão da qualidade de todos os seus processos, comprovada através da recertificação que ocorre a cada dois anos, após Auditoria Externa. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Mérito Empresarial da Serra concedido pela Associação dos Empresários da Serra, por destaque no campo de serviços dentro de sua região. Conquistou o prêmio Modelo de Excelência da Gestão promovido pelo governo do Estado do Espírito Santo através do COMPETE-ES que fomenta a busca da sustentabilidade sistêmica das empresas estaduais.  Mais recentemente, recebeu o Prêmio IEL em Gestão Empresarial, que tem por objetivo reconhecer as empresas que possuem práticas empresariais de excelência em gestão de pessoas e difundi-las de forma a estimular cada vez mais a evolução destes modelos e práticas entre as demais instituições empresariais.  busca pela excelência é um exercício que não acaba nunca, porém prêmios como esses, que são recebidos ao longo da estrada, servem de combustível para que sempre sejam mantidos esforços e atenções voltados para a satisfação plena dos clientes.

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