A revisão dos custos operacionais em facilities

A revisão de custos operacionais no mercado de facilities não é uma tarefa fácil, já que as reduções de custos mais expressivas ocasionam comumente a diminuição da qualidade e/ou produtividade do serviço. Esse tema é de grande importância para a gestão de facilities, que as empresas montam programas com esse objetivo de redução de custos diretos e indiretos do serviço, na Dikma temos o Gestão Enxuta. Especialmente em épocas de crise, pensar em reduzir os custos operacionais, acaba sendo uma estratégia para manter a competitividade dos negócios. Mas para que a revisão de custos seja tomada de maneira adequada é necessário uma sinergia de informações entre as áreas financeiras, operacional e de gestão de contratos.

O primeiro passo é fazer um mapeamento dos custos de processos e atividades. Inclua no mapeamento todos os serviços como limpeza, manutenção, segurança e transporte. Após isso, analise quais áreas têm maiores gastos e priorize-as, assim como mapeie atrasos e desperdícios. Olhar para aonde há reclamações e alto nível de insatisfação, seja de colaboradores ou clientes, também pode lhe ajudar nesse processo. Dessa forma saber exatamente onde ajustar ficará muito mais fácil para ter melhores retornos financeiros.

A tecnologia pode ser uma forte aliada para a Gestão de Facilities auxiliando não só na execução como na qualidade do serviço, como na visualização de oportunidades de melhoria e redução de custos. Os softwares atuais proporcionam através de armazenamento de dados em nuvem, e com o acesso remoto assegura a continuidade do trabalho dos colaboradores em qualquer lugar que eles estejam, além de ter menos custos com manutenção de hardware. Ferramentas de Big Data conseguem captar e organizar uma extensa variedade de informações de diferentes fontes e podem auxiliar o gestores de prestação de serviço na criação de relatórios, análise de indicadores de desempenho e métricas.

Praticar medidas sustentáveis é ótimo não apenas para o meio ambiente, mas também para manter o orçamento de custos da empresa e especialmente reduzir custos em facilities. Ao entregar aos colaboradores recipientes de uso pessoal como garrafas e canecas personalizadas, reduzirá drasticamente os gastos com descartáveis a longo prazo, bem como o volume de lixo produzido. No caso de manutenção predial, ao fazer o serviço de limpeza da fachada da empresa, você poderá garantir sustentabilidade e economia ao reutilizar a água das lavadoras de pressão para regar jardins no entorno do prédio. Seguindo essas dicas você irá reduzir custos em facilities, aumentar a competitividade e lucro da sua organização.

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