Com a alta competitividade do mercado atual, a eficiência na gestão de contratos é um dos pilares mais importantes que propiciam e sustentam o sucesso de um negócio, seja qual for o segmento. Nesse cenário, a maturidade no gerenciamento de contratos deve ser uma prioridade das empresas, uma vez que a melhoria dos processos administrativos e financeiros impulsionam de modo considerável a produtividade e gera ganhos reais para a companhia que a implementa.
O contrato deve descrever as obrigações entre as partes para que se tenha claro as obrigações entre as partes assim como amparo legal para lidar com clientes e fornecedores em suas atividades corporativas rotineiras. Porém, não basta que a companhia utilize esse mecanismo, ou seja, é necessário que ela implemente meios eficientes para executa-los de maneira adequada, uma vez que isso possibilitará que o contrato seja cumprido em acordo com todas as suas disposições e supere as expectativas das partes.
A gestão eficiente de contratos é o processo de gerenciamento de convênios, desde a sua criação até a execução, as principais atividades abrangem a análise de desempenho em relação aos termos do contrato para maximizar o desempenho operacional e mitigar riscos financeiros e a forma como você gerencia a criação, análise e execução dos seus contratos é o que definirá a qualidade e resultados de sua gestão.
O clima de desconfiança mútua nos contratos com alto grau de maturidade é substituído por honestidade e ganhos mútuos. As parcerias mais maduras são benéficas para ambas as partes, onde o fornecedor tenha estímulos para alcançar altos níveis de produtividade e de redução de custos e que esses ganhos sejam divididos de forma justa para ambas.