As empresas têm grande responsabilidade com o meio ambiente devido aos impactos que a produção de bens e serviços ocasionam no meio ambiente. As ações das empresas em prol do meio ambiente tem caminhado em duas grandes vertentes, compensação ambiental através de investimento em ações sustentáveis, compra de créditos de carbono e outros, apoio a organização não governamentais ou criação de iniciativas próprias. A outra vertente é trocar suas tecnologias e infraestruturas por opções mais sustentáveis, que gastem menos energia, economize recursos e preserve o meio ambiente.
Objetivando a preservação do futuro do nosso planeta, mas também como ferramenta de credibilidade perante o mercado, em um momento em que as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a questão, este cuidado é visto pelas organizações, como um aspecto fundamental a se considerar na compra de produtos e serviços. Desse modo, é preciso que seja montado um gerenciamento com foco no aproveitamento máximo dos recursos e os serviços de facilities podem contribuir muito para isso.
Em primeira instância, é preciso adotar métodos que tenham foco em atividades eficientes que podem ser feitas rapidamente e que envolvem a redução de consumo de energia elétrica e água. Sendo assim, extremamente importante a priorização por meio da reutilização; focalizando as atividades de descarte correto de materiais, como lâmpadas; coleta seletiva, entre outros aspectos. O Grupo Dikma, realiza na prestação das empresas clientes essa análise de possibilidades de redução de custos e contribui para processo de implantação de coleta seletiva e de reutilização de agua, por exemplo.
Outras ações que envolvem a área de facilities também ocasionam a redução de impactos no meio ambiente, por exemplo, fechando espaços pouco utilizados, o que ocasionam a redução de limpeza, energia elétrica, tratamento de piso, manutenção e outros, aproveitar agua de ar condicionado para rega de plantas e limpeza, por exemplo e outros projetos. Uma gestão eficiente de facilities é essencialmente mais sustentável, pois prioriza a utilização correta dos recursos envolvidos nessas operações.