No ambiente corporativo, diante da crescente e importante reflexão sobre burnout e desgaste emocional, estratégias de adequação do ambiente organizacional para torná-lo mais agradável são incorporadas a cada dia mais pelas empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos. O ambiente de trabalho é um fator que está diretamente ligado à produtividade dos colaboradores de uma empresa e quando falamos em ambiente, não estamos nos referindo apenas a uma convivência harmoniosa da equipe, mas também a diversos aspectos do escritório em si, ou seja, do espaço físico em que são realizadas as tarefas do dia a dia. É comprovando que um ambiente organizado é fundamental para um trabalho produtivo. Afinal, ninguém gosta de perder tempo procurando documentos e objetos perdidos, o que causa estresse e outros tipos de transtornos para os colaboradores.
Além do repensar sobre a utilização dos ambientes internos, a criação de espaços de lazer e descanso, a organização e a limpeza dos espaços contribuem para o bem estar dos profissionais. Quando a limpeza deixa a desejar, conclui-se que algo essencial não está funcionando adequadamente e que não há preocupação daquele negócio para resguardar a saúde e o bem-estar da organização, o que pode refletir no atendimento e prestação de serviços. Garantir um ambiente de trabalho limpo e organizado, através de uma gestão eficaz dessas atividades faz com que os profissionais se sintam mais confortáveis, consigam exercer as suas atividades de maneira mais organizada, com melhora em sua rotina produtiva. Algumas práticas podem auxiliar na melhoria da organização do ambiente, se realizadas de maneira constante e periódica, e preferencialmente contando com a mobilização e o engajamento de toda a equipe de trabalho.
Por muitas vezes, é muito difícil administrar a limpeza e organização de uma corporação, sem perder o foco das atividades principais do negócio, por isso as empresas costumam terceirizar essas atividades e após essa definição, é preciso contar com uma empresa de serviço adequada. É interessante também que, mesmo que haja profissionais de limpeza e organização na empresa, cada colaborador precisar fazer sua parte. A limpeza de equipamentos e acessórios de trabalho pode ser feita cotidianamente, uns minutos antes de iniciar as tarefas diárias. Passar um pano de limpeza com álcool nos aparelhos de uso comum como telefone, calculadoras, mouses, maçanetas e outros objetos. Independente do segmento do negócio Manter um ambiente adequado para trabalhar é uma das premissas para o alcance de resultados satisfatórios.