Terceirização: uma vantagem competitiva no seu negócio

Em um cenário cada vez mais desafiador, as organizações buscam estratégias para aumentar a sua competividade, criando estratégias para aumentar a produtividade e reduzir custos, a terceirização é uma delas. A implantação do processo de terceirização não é novidade no mundo dos negócios, desde muito tempo já se pratica a contratação de empresas capacitadas em atividades específicas, caracterizando-se como uma ferramenta de gestão que as organizações implementam, com o objetivo de atingir melhores resultados e concentrar todo seu esforço e energia em seu core-business.

As empresas vêm optando cada vez mais pelos serviços terceirizados, entretanto deve-se ter bastante cautela ao terceirizar um processo da empresa. Para a terceirização ser benéfica é necessário que a organização tenha bom planejamento, além da necessidade de o estabelecimento de uma parceria saudável para as duas partes, objetivando reduzir os níveis de conflitos, e a manutenção do foco na revisão dos processos, para elevar a qualidade de entrega.

 

Ao terceirizar alguns serviços a empresa cria oportunidade de obter um maior foco em seu core-business, o que aumenta a produtividade, garante a qualidade e otimiza tempo e dinheiro. A empresa também deixa de lidar com questões trabalhistas, já que os encargos ficam por conta da prestadora de serviço, além das atividades de seleção, recrutamento, admissão, treinamentos e avaliações periódicas.

Outra vantagem é que a terceirização torna simples os processos produtivos e administrativos, diminuindo os custos fixos da companhia. Com a terceirização as empresas se organizam e se concentram totalmente na sua atividade principal, otimizam os recursos, desenvolvem práticas para atingir as metas e treinam seus talentos humanos, para conquistar os resultados e desafios propostos, com isso as empresas alcançam competitividade e agilidade na consecução de suas operações e rapidez na tomada de decisões que resulta num nível de controle adequado e na qualidade da prestação dos serviços.

É visível que uma empresa que terceiriza os serviços que não fazem parte do seu quadro de negócios principais, possui uma estrutura organizacional e estratégica melhor, aproveitando de todo o conhecimento técnico e tecnologias oferecidas pela terceirizada. Todas essas vantagens geram maior agilidade nas decisões executivas, maior lucratividade e crescimento, favorecendo a economia e a competitividade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *