Na metade da década passada, o apelo pela sustentabilidade ambiental nas empresas gerou um engajamento muito forte no ambiente corporativo. Nos últimos anos com a crise econômica e os reflexos nos negócios diante da pandemia, o apelo tem sido inovação, digitalização e produtividade, mas muitas organizações tem investido em produtos e processos em consonância com as exigências e demandas por negócios respeitosos com o meio ambiente. As empresas tem investido em boas práticas, e exigido das empresas fornecedoras de facilities se engajem nesse objetivo.
O setor de facilities que atua diretamente no gerenciamento e manutenção das infraestruturas tem papel fundamental na sustentabilidade ambiental de um negócio e as fornecedoras de serviço devem executar suar atividade conforme a legislação vigente e buscando alternativas de produtos não impactantes no meio ambiente, processos que economizem água, energia elétrica, e desperdícios, assim como auxiliar os contratantes na sugestão de alterações no layout e no processo produtivo para gerar menos resíduos, o que impacta inclusive na redução de custos em facilities.
A Dikma, principalmente nos serviços de limpeza, desde o seu reposicionamento de marca em 2011, tem a sustentabilidade ambiental com um dos seus objetivos empresariais e tem atuado para substituição de produtos de limpeza comuns por produtos biodegráveis e tem atuado junto aos clientes na busca de soluções para redução de desperdícios, e apoiado projetos de coleta seletiva. Em um exemplo mais recente, a Dikma desenvolveu um projeto que conseguiu aproveitar agua proveniente de ar-condicionado para realizar limpeza e serviços de jardinagem.
A Dikma tem investido também em campanhas de conscientização para destinação correta de resíduos e sobre a importância de não sujar os ambientes como forma de engajar colaboradores dos clientes em relação ao papel de cada um na manutenção de meio ambiente dos negócios. Campanhas de engajamento simples como atenção com as luzes em ambientes não utilizados, fechamento correto de torneira, uso excessivo de objetos de plástico e outros tem resultados efetivos nas atividades de facilities. Ademais, há diversas possibilidades de utilização das tecnologias como ferramentas para contribuir com a responsabilidade ambiental, como por exemplo, monitoramento de equipamentos e instalações para evitar falhas que possam acarretar em gastos excessivos de recursos naturais e emissão de gases prejudiciais para a camada de ozônio ou ainda, sensores de presença nos ambientes que permitem o desligamento da iluminação e ventilação quando não houver pessoas, e isso será cada vez mais integrado aos serviços de facilities.
Um parceiro em facilities engajado e com conhecimento nas questões socioambientais auxiliam nos processos de desenvolvimento de negócios mais sustentáveis e a sustentabilidade é exigência de cada vez mais clientes e as empresas que estiverem atentas a isso terão negócios mais competitivos e atrativos.