Os caminhos da digitalização em facilities

A digitalização dos negócios é uma tendência que vinha acontecendo em crescimento exponencial desde o início do século, mas que se acelerou fortemente no início dessa década impulsionada pela pandemia do Covid19, que promoveu uma ambiente de trabalho virtual. Foi por meio do isolamento social que se acelerou a procura por novos formatos de trabalho e a necessidade de adaptação por parte das empresas. A circunstância abriu caminhos para colocar em prática novas iniciativas, tornando os profissionais mais capacitados e adaptados as principais mudanças que impactaram tanto nos hábitos da empresa quanto no cotidiano pessoal.

Em relação às pessoas, é possível observar o aumento na busca por serviços e produtos on-line, o que reflete na diminuição do deslocamento e do contato físico, algo relacionado diretamente à digitalização dos negócios. Junto a esses pontos também está o uso do tempo para desenvolver novas habilidades, o que influência diretamente na boa recepção a inovações. Com essas mudanças transformando a forma como as empresas exercem seu trabalho, o desenvolvimento de novas estratégias e habilidades é fundamental para auxiliar na mudança na rotina das empresas, ocasionando o maior uso de automação e tecnologias.

Uma das maiores tendências que a digitalização trouxe é a transformação da dinâmica do espaço e das relações de trabalho, o que impactou na utilização e gerenciamento dos espaços físicos, e que por consequência impactou as empresa de facilities e infra. Hoje, as empresas de gerenciamento de facilities de ponta já utilizam softwares para gerenciar e manter a gestão de serviço em controle. Ao adaptar as mais recentes tecnologias, ou criar novas ferramentas está sendo possível garantir não apenas a segurança e o bem-estar dos colaboradores, como também monitorar as atividades de manutenção e a produtividade dos funcionários, otimizando os recursos humanos e materiais necessários para a conservação das instalações. Nesse contexto, é possível visualizar os resultados dessa tomada de serviço, como: redução de custos e riscos, maior sustentabilidade, aumento da automação e torna a experiência do colaborador mais satisfatória.

A Dikma, já em 2018 lançou o Dikma Digital, e vem adotando estratégias que visam acompanhar o avanço da indústria 4.0, para que a empresa atenda todas as necessidades do mercado e se destaque como empresa de facilities referência no mercado. O Programa Dikma Digital, possui três propósitos, o primeiro é de segmentar e otimizar os processos através da digitalização, pois a ação gera mais dinamismo para os negócios. O segundo propósito foi mecanizar e posteriormente automatizar as atividades, a empresa do grupo de máquinas,  Dikmaq, tem nos deixado informados das oportunidades de inovação nesse sentido, com soluções para robotizar, mensurar e controlar as atividades de facilities. Por último, a Dikma busca a transição de gerenciamento de controles e indicadores manuais para o ambiente virtual, com geração de indicadores em tempo real retratados em painéis Power BI, estamos desenvolvendo isso por meio do monitoramento do Sistema Dikma Operacional – SDO, que é um software que realiza o acompanhamento das atividades de limpeza diária, e pelo Sistema Dikma de Suprimentos – SDS, com objetivo de atender as requisições de produtos e serviços de modo online, facilitando o processo de suprimentos e logística. Desse modo, a finalidade da Dikma é otimizar seus recursos e instituir seus métodos objetivando o avanço digital dos seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *