Com a valorização do trabalho em ascensão e o surgimento de tecnologias voltadas a colaboração e conectividade, a ideia de Indústria 4.0 consiste na facilidade da execução de tarefas, na prestação de serviços e outros setores. Com isso, os seis grandes fatores dessa revolução são: tempo real; virtualização; descentralização; orientação a serviços; modularidade; e interoperabilidade. Nesse contexto, com o avanço tecnológico, as empresas estão buscando cada vez mais inovar de acordo com o mercado, algumas tecnologias e lavadoras autônomas ainda são uma realidade um pouco distante para os prestadores de serviços. Desse modo, é preciso enxergar a indústria 4.0 com o lado humano pois as máquinas não irão substituir as pessoas, e, sim auxiliar.
Uma das maiores tendências que essa nova indústria tem trazido é a transformação da dinâmica do espaço e das relações de trabalho, as melhorias em produtividade, sustentabilidade. As empresas de gerenciamento de facilities utilizam softwares para gerenciar e manter a gestão de serviço em controle. Ao aproveitar as mais recentes tecnologias, a inovação com estratégias inteligentes baseados em sensores e IoT, será possível garantir não apenas a segurança e o bem-estar dos colaboradores, como também monitorar as atividades de manutenção e a produtividade dos funcionários, otimizando os recursos humanos e materiais necessários para a conservação das instalações. Nesse contexto, é possível visualizar os resultados dessa tomada de serviço, como: redução de custos e riscos, maior sustentabilidade, aumento da automação e torna a experiência do colaborador mais satisfatória. Para proporcionar uma infraestrutura física mais inteligente, é preciso atualizar a infraestrutura digital, da qual a primeira depende. Isso pode modificar fundamentalmente a maneira como projetamos, construímos, gerenciamos e usamos nossas ferramentas para serviço.
Nessa perspectiva, a Dikma adotou uma estratégia que visa acompanhar o avanço da indústria 4.0, para que a empresa atenda todas as necessidades do mercado e se destaque com seu diferencial, pois daqui a alguns anos, a tecnologia será tão comum para a eficiência de processos, prevenção e solução de questões rotineiras que a adaptação será necessária. Com o intuito de compartilhar conhecimento de facilities e abordar a discussão sobre a percepção de mercado das empresas, Djalma Malta Quintino Neto, Diretor de Negócios do Grupo Dikma, destacou sua visão sobre os negócios da Dikma em relação ao avanço da indústria 4.0:
“Para a Dikma acompanhar a tendência da indústria 4.0 que tem hoje, a indústria, como seu potencial cliente. Foi criado o projeto do Dikma Digital, com três propósitos, um é segmentar e otimizar nossos processos através da digitalização, pois a ação gera mais dinamismo para os negócios. O segundo propósito foi a criação de uma empresa parceira do Grupo Dikma, a Dikmaq, que visa implementar a mecanização nos processos de limpeza e obter como resultado, uma maior performance e produtividade da limpeza, a redução de custos de água e produtos químicos e de tempo de serviço, além do apelo por sustentabilidade com a utilização de produtos químicos que possam reduzir os impactos ambientais e resultar no aumento de eficiência em seus produtos e processos. Com uma proposta final, a Dikma busca a transição de gerenciamento de nossos controles e indicadores serem retratados em painéis Power BI, por meio do monitoramento do Sistema Dikma Operacional – SDO, que é uma proposta de digitalização através de um software que realiza o acompanhamento das atividades de limpeza diária, em seguimento, foi originado o Sistema Dikma de Suprimentos – SDS, com objetivo de atender as requisições de produtos e serviços de modo online, facilitando o procedimento de atendimento. Desse modo, a finalidade da Dikma é otimizar seus recursos e instituir seus métodos objetivando o avanço do mercado e da indústria 4.0”, disse o Diretor de Negócios, Djalma Malta Quintino Neto.