No segmento industrial existem vários tipos de manutenção para todos são igualmente importantes para garantir a qualidade dos serviços, eficiência dos processos e melhoria do processo de produção. Afinal, o principal objetivo da manutenção é manter a funcionalidades dos equipamentos, como também gerenciar os recursos e eliminar os defeitos que possivelmente poderão afetar o funcionamento das máquinas. Por esse motivo, ter uma boa gestão é algo essencial para todos os segmentos e entender os diferentes tipos de manutenção, características e especificidades.
Em primeira instância, é preciso explicar o conceito da manutenção industrial que pode ser conceituada como sendo um conjunto de ações necessárias para manter ou restaurar uma peça, equipamento, máquina ou sistema de forma a estabelecer uma condição operável objetivando a máxima vida útil. Desse modo, em busca de competitividade e excelência operacional, a manutenção assume cada vez mais uma função estratégica nas empresas. Portanto, por ser a principal responsável para o ciclo de funcionamento das máquinas, seu objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos. Assim, podendo garantir os resultados positivos da empresa sendo eles mais eficazes para a gestão da manutenção industrial.
Nesse contexto, é necessário compreender como funciona cada tipo de manutenção e qual melhor opção aplicar para determinada situação:
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva visa evitar as paradas não planejadas, por falhas ou desgastes, além de buscar prevenção de acidentes e a degradação das linhas de produção. Quando as manutenções preventivas são executadas corretamente e com a frequência necessária, as manutenções corretivas são evitadas. Esse é um tipo de manutenção que depende diretamente do ativo trabalhado, bem como do serviço feito. Por exemplo, na manutenção preventiva predial, é necessário avaliar os indicadores, bem como os pré-requisitos dispostos em lei. Normalmente, há dois tipos de manutenção preventiva: a sistemática, que segue a lei da degradação, com um prazo conhecido sobre o desgaste do insumo e a periódica, através de um calendário previamente estabelecido pelo líder da gestão de manutenção industrial.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é composta pelo monitoramento e análise de máquinas e peças das linhas de produção, sendo a responsável por detectar qualquer sintoma de desgaste e possíveis falhas, prevendo a necessidade de manutenção. Desse modo, é necessário que ela seja feita com total eficiência para analisar cada equipamento e identificar todas as falhas e desgastes do equipamento. Dessa forma, o foco deve estar no sistema operacional e, por conta disso, a manutenção deve ser realizada quando há alguma alteração de funcionamento para evitar que essa modificação se torne uma falha.
Manutenção corretiva
O ideal é evitar que a manutenção corretiva ocorra, realizando os dois tipos de manutenção anterior. Porém, a corretiva é a mais comum dentre os tipos de manutenção. Este tipo de manutenção é a que lida com as falhas dos equipamentos e peças, realizando o conserto pontual de cada uma delas Em primeiro caso, é preciso ter um plano de serviços, seguido por uma inspeção anterior, além de ser importante definir as prioridades de manutenção das máquinas e equipamentos. Ao final, para executar a manutenção emergencial, é necessário que a intenção seja corrigir algo de emergência, como um dano à máquina que interrompeu o processo de produção.