A principal vantagem da terceirização identificada por 55% das empresas em pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Modernização é o ganho de tempo para focar nas atividades fim da empresa. Isso acontece, já que a organização ao contratar um serviço terceirizado, elimina as preocupações com serviços secundários e pode reservar toda a sua energia e dedicar seu tempo ao core business de seu negócio.
A convergência de atenção para os serviços da empresa é um bom ponto na hora de decidir optar ou não pela terceirização de uma atividade.
Tal convergência acontece visto que com a transferência de atividades que passa a ser realizada com mais fluidez, e maior especialização pelo terceiro, há sem dúvida espaço para um melhor gerenciamento do tempo. “Tempo” que hoje é um ativo cada vez mais escasso nas organizações e que é fundamental para o planejamento e dedicação a inovação.
Esse benefício se mostra muito importante, uma vez que ele atrai outras vantagens que impactam diretamente na competitividade do negócio.
Atividades secundárias em que além da mão-de-obra, existam outros aspectos fundamentais para a execução como materiais, equipamentos e processos o ideal é que se transfira toda a demanda ao fornecedor para que de fato essa demanda se torne mais uma atividade a ser gerenciada. Limpeza e Conservação, Logística e Manutenção Predial são atividades que se enquadram nesse tipo de contratação.
Em algumas atividades como Recepção e Portaria que normalmente não necessita de outros recursos estratégicos além da força de trabalho a terceirização de mão-de-obra também se aplica, evitando a gestão de pessoas nesses cargos, mas mesmo nestes casos é importante que a empresa terceirada faça uma gestão eficiente destas pessoas.