A gestão operacional de facilities nada mais é que um conjunto de estratégias de gerenciamento dos serviços importantes para manutenção da qualidade e infraestrutura de uma empresa, como: serviços de manutenção predial, limpeza industrial, serviços de apoio, gestão de utilidades, entre outras atividades. Atualmente, até mesmo alguns serviços diferenciados estão inclusos na gestão operacional de facilities, como a segurança patrimonial ou institucional, atividades de recepção e implementação de projetos com inovações digitais. Sendo assim, é possível compreender que o processo de gestão operacional de facilities é versátil, agregando às diversas áreas da infraestrutura física. Vale ressaltar que essas atividades não compõem o core-business da empresa, mas são fundamentais para que os funcionários e clientes tenham uma infraestrutura ideal para realizar as atividades na empresa. A terceirização das atividades de facilities é a opção mais escolhida no mercado atualmente, pois além de transformar custos diretos em indiretos, a terceirização bem feita garante que o serviço será prestado por profissionais qualificados e capacitados, sem que a empresa contratante precise investir esforços, fazendo com quee tenha tempo e maiores oportunidades de trabalhar em seu core-business. Entretanto, mesmo que os serviços sejam realizados por em empresas terceirizadas, é importante a sinergia de expectativas e objetivos, a fim de garantir a qualidade e os resultados.
Dentro dessa perspectiva, a partir do momento em que a gestão institucional de uma empresa define as estratégias do negócio e exerce a liderança sobre os setores, a gestão operacional se torna responsável de gerir todas as etapas e tarefas necessárias para garantir a entrega da rotina. Em outras palavras, esse nível de gestão é o responsável pelo acompanhamento de todas as funções que lidam diretamente com a produção e serviços secundários. Sendo esse um dos motivos que tornam esse trabalho tão importante. Uma gestão operacional bem planejada e eficiente auxilia a conquistar os objetivos estratégicos da empresa. Isso acontece pois deixa tudo em ordem, possibilitando aos gestores da parte de cima da hierarquia focarem nas estratégias.
Um dos maiores desafios das empresas ao fazer a gestão operacional de facilities é lidar com a contratação e treinamento de mão de obra especializada, acompanhando os profissionais na execução dos serviços, além de alinhar estratégias e resultados com a expectativa do cliente. A gestão falha dos serviços ocasiona a baixa produtividade, o atraso nas diversas atividades operacionais e o desalinhamento entre as equipes. Sendo estes, os principais sintomas de uma empresa com problemas operacionais. Portanto, executar as operações adequadamente contribui para que a organização apresente um resultado como um todo com maior qualidade, de maneira a satisfazer os seus clientes e gerar mais lucros. As organizações e terceiros que não têm experiência e foco nesse tipo de atividade leva a gestão operacional de facilities serem mais onerosas. Principais benefícios de uma gestão operacional bem feita:
- Economia de tempo e dinheiro;
- Disponibilidade de profissionais qualificados;
- Adequação dos serviços às necessidades da empresa;
- Garantia da execução dos procedimentos;
- Realização das atividades conforme às normas.