É evidente que a terceirização impacta na redução de custos diretos, convertendo-os em variáveis. Mas existem outros aspectos que normalmente não são considerados no momento de analisar a viabilidade de um projeto de terceirização, mas que apesar de parecerem invisíveis e muito difíceis de mensurar, são custos que precisam ser tangibilizados e avaliados.
No momento da avaliação de terceirizar uma atividade, avalia-se normalmente os custos principais como por exemplo, salários, encargos, benefícios, equipamentos empregados, e outros. Também são considerados o ganho com a terceirização de uma atividade não estratégica, mas é raro incluir-se nessa análise aqueles custos invisíveis dentro de uma atividade e que podem ser fundamentais para viabilidade de um projeto de terceirização, tais como custo da falta de liderança, custo da falta de sinergia, custo do paternalismo, custo do uso incorreto dos insumos, custo do apego ao convencional, custo da falta de inovação, custo da contratação da pessoa errada e/ou no lugar errado, custo da ineficácia e amadorismo, custo do baixo comprometimento, dentre outros.
Para avaliar quanto custa estes itens para o negócio é importante calcular as horas de energia gastas dos profissionais envolvidos na atividade estudada para correção de problemas e micro gerenciamento do serviço. Conhecer o real custo de uma atividade, observando até os fatores invisíveis facilita a análise da terceirização e da análise dos custos do parceiro terceiro.
Esse post faz parte de uma série de posts sobre as vantagens da terceirização, acesse os outros posts: Maior foco no seu negócio através da terceirização e Aumento de Qualidade através da terceirização.