Como avaliar empresas e propostas em um processo de terceirização

Anteriormente nós falamos sobre o planejamento e escopo de um processo de cotação de serviços terceirizados e também falamos da fase a seguir,  de escolha das proponentes e cotação, e para finalizar o processo de uma contratação de serviços assertiva, é hora de análise das propostas, dos proponentes e definição do fornecedor. Com a execução ocorrendo conforme o planejado, espera-se que nesse momento você ou o comprador da sua empresa tenha recebido as propostas técnicas e comerciais de maneira bem detalhada, e vai ser possível comparar as propostas e avaliar as soluções apresentadas pelas empresas.

 

O primeiro passo dessa última fase é ler as propostas técnicas, e caso ainda não tenha criado uma ficha de avaliação na etapa de planejamento, esse momento é agora! Crie um sistema de pontuação que consiga te auxiliar a avaliar e ranquear as empresas tecnicamente, verificando as obrigatoriedades, as inovações apresentadas e o entendimento da empresa em relação ao seu escopo. Avalie:

 

Pontue as distorções, ou aquilo que não tenha sido escrito pelo fornecedor e solicite as devidas adequações. Pontue as inovações e diferenciais de cada proponente. Uma avaliação de propostas realizada criteriosamente é fundamental para uma contratação assertiva. Após a adequação e a conclusão da etapa técnica, avalie as propostas comerciais, levando em consideração o potencial de qualidade apresentado por cada empresa na fase técnica. Uma empresa que apresente um bom perfil, além de um bom portfólio de clientes, auxilia na redução posterior de custos. Lembre-se na terceirização estratégica, não se terceiriza mão de obra e sim serviços e competências.

 

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