Afinal, o que é Facilities?

Afinal, o que é Facilities?

O termo “Facilities Management” surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, para descrever o crescimento de práticas de terceirização dos serviços bancários. Embora o termo exista desde 1960, ainda há muita discussão sobre a definição formal do conceito de facilities. Isso porque sua definição pode abranger uma série de atividades dependendo da complexidade do negócio envolvido.
Conceitualmente, a Gestão de Facilities é a área que centraliza e integra todos os serviços de apoio à operação da empresa, desde manutenção elétrica, hidráulica e civil, até paisagismo, segurança, limpeza, mensageria, serviços de transporte, alimentação, entre outros.
O objetivo da Gestão de Facilities é desenvolver atividades de suporte de forma coordenada para otimizar e reduzir custos relacionados a infraestrutura. Proporcionando, a usuário final e colaboradores, um ambiente de trabalho seguro, funcional, limpo e confortável.
A atividade começou a ser reconhecida a nível mundial há relativamente pouco tempo, quando passou a ter uma importância crescente em organizações líderes de mercado. Depois do seu nascimento nos EUA e da sua entrada na Europa através do Reino Unido, a atividade de Gestão de Facilities expandiu-se ao resto do mundo.
No Brasil, a atividade começou a ganhar fôlego principalmente após o ano 2000 e, apesar de um início tardio, a atividade cresce em ritmo acelerado e tem sido reconhecida por diversas organizações como uma gestão estratégica vantajosa.
A Gestão de Facilities envolve práticas interdisciplinares e combina atividades de apoio para garantir a funcionalidade da infraestrutura da empresa. Tem como objetivo principal diminuir os gastos e criar um ambiente favorável para que o profissional consiga desempenhar melhor as suas atividades. No cotidiano dos negócios, existem algumas atividades que se destacam por estarem presentes em quase todas as empresas e tem papel importante para melhorar o cotidiano de quem está diariamente à frente dos processos principais da empresa.

Essas atividades também são conhecidas como atividade-meio e são todas aquelas que dão suporte às atividades principais ou atividades-fim. Muitas empresas não contam com uma equipe especializada na área de facilities. E neste momento entra a terceirização para auxiliar nesses serviços. Tendo em vista, que as maiores especializações de empresas nesse setor agregam mais qualidade as atividades do seu negócio.

Conheça o escopo de serviços da Dikma em Facilities: https://dikma.com.br/solucoes/facilities/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *