Muitas empresas buscam a terceirização como estratégia para redução de custos, mas via de regra isso só é possível já na implantação de um projeto de terceirização se a empresa terceirizada possuir custos de salário inferiores aos já pagos pela empresa e/ou já na contratação a empresa apresentar uma redução de recursos humanos e insumos. O custo inferior em relação a contratação direta, acontece normalmente durante a vigência do contrato com o terceiro apresentando propostas de otimização dos processos e na redução de custos e desperdícios ao longo do processo. Optar por uma empresa comprometida com a redução de custos e produtividade faz com que esse processo seja mais rápido.
As empresas tem utilizado da terceirização como ponto de conversão de custos fixos e investimentos para custos variáveis, isto é, elimina os custos diretos de contratação, uniformes, equipamentos e demais insumos com a formatação de contratos de terceirização flexíveis que podem ser reduzidos ou aumentados facilmente de acordo com a necessidade.
Ao terceirizar estrategicamente, com um parceiro envolvido na otimização dos processos e na redução de custos a médio e longo prazo, além da flexibilidade de transformar custos fixos em variáveis, garante aumento na qualidade dos serviços e proporciona a redução de custos das operações.