A gestão dos serviços de limpeza é crucial para assegurar o bem-estar e comodidade dos colaboradores em diferentes espaços, como prédios comerciais, instituições de ensino e centros de saúde, em temos de pandemia isso ainda é mais evidente. O mercado de limpeza evoluiu rápido e fortemente desde o início da pandemia do COVID-19 alterando todo o a cadeia produtiva mercado, desde a produção de químicos, ferramentas e equipamento até o treinamento das equipes para execução do serviço na outra ponta. A necessidade de adequação dos processos às demandas foi muito grande e acelerou movimentos que já vinham acontecendo de forma lenta no mercado de limpeza, voltados a tecnologia, digitalização, eficiência de produtos e revisão de processos de limpeza.
A preocupação com a higiene e a limpeza dos ambientes nunca foi tão importante como nesse atual período da história. Afinal, muito mais do que garantir locais limpos e organizados, as equipes ganharam ainda mais algumas responsabilidades em suas rotinas, como a segurança e o bem-estar das pessoas. A gestão de serviços de limpeza na ponta precisou passar por melhorias para ser mais assertiva, promover segurança e apoiar diretamente as empresas, e por um outro lado ainda sendo muito pressionada por um movimento de redução de custos.
A prática feita nos processos de limpeza em época de pandemia precisa da participação e colaboração de todo mundo. Investir em capacitação e treinamento foi e seguirá sendo fundamental. Afinal, isso contribui também para melhorar o desempenho das rotinas, dos equipamentos, das compras de insumos e, claro, da segurança e bem-estar de todos que ali circulam. Portanto, conte com a empresa especializada para a prestação de serviços, pois isso trará retornos diversos para o seu negócio em si. Sendo assim, necessário ressaltar que tudo isso visa garantir não somente locais mais limpos, mas também proporciona redução de custos, mais produtividade e, principalmente, segurança às pessoas.
É preciso ficar atento aos riscos eminentes para as empresas que prestam esse tipo de serviço, por isso, revisar o gerenciamento interno e toda ou qualquer atividade operacional, supervisionar os serviços de limpeza que também sofrem alterações frequentes. Pois é essencial entender como as tarefas são desempenhadas e acompanhadas, assim como a utilização dos equipamentos e produtos, itens em estoque, dinâmicas da equipe e estratégias empregadas. Para a devida revisão do gerenciamento interno, é de suma importância que os gestores coletem dados atualizados, de modo a encontrar com mais facilidade os problemas e identificar os pontos de melhorias. Com isso, é fundamental possuir um planejamento de limpeza acertado e eficiente de acordo com as necessidades do espaço. É notório para uma equipe de limpeza especializada que cada local possui as suas particularidades e o plano de higienização deve atender a esses requisitos. Nesse cenário, é preciso organizar um plano de limpeza que será implementado em cada ambiente. Além de ser indispensável a utilização de produtos corretos, devidamente aprovados pela FISPQ e ANVISA. Um fator essencial a ser pontuado pela gestão dos serviços de limpeza é a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) por parte da equipe.
O mercado de limpeza se profissionalizou muito no período da pandemia, e as empresas de prestação desse serviço que não se adaptarem as demandas cada vez mais exigentes dos clientes correm o risco de deixarem de existir. A pandemia revolucionou todo o mercado de limpeza e isso vai impactar nos negócios em relação a custos, processos e treinamento cada vez mais.