A busca por espaços mais acolhedores para as equipes de trabalho e clientes, atrelado a necessidade por espaços mais frescos, tem levado as empresas investirem em espaços verdes. Entretanto a manutenção dessas áreas exigem uma manutenção frequente e cuidados especiais.
A manutenção de áreas verdes abrange os mais diversificados segmentos, como praças públicas, condomínios tanto comerciais quanto residenciais, parques industriais entre outros. Ainda, esse tipo de manutenção inclui a elaboração de projetos e de estudos feitos de modo customizado de paisagismo. A conservação desses espaços pode ser algo complicado para quem não tem conhecimento. Desse modo, uma saída para isso é investir na terceirização da manutenção de áreas verdes, pois como a terceirização é possível obter benefícios significativos, como redução de custos de manutenção e utilização de mão de obra qualificada para execução do serviço, assegurando um melhor resultado para preservar espaços verdes com excelência e de modo econômico, visando o bem-estar do meio ambiente. Essa ação irá evidenciar o desempenho e compromisso da sua empresa com o futuro, repercutindo positivamente no seu negócio.
Prática muito comum, as empresas e instituições consideram a terceirização de serviços de manutenção e reparo de áreas verdes uma economia significativa, além de aumentar a eficiência, a inovação e a segurança do espaço verde. Dentre as atividades que permeiam os serviços de áreas verdes:
Adubação: A adubação ou fertilização é a prática que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais. A adubação correta aumenta a produtividade e o desenvolvimento.
Poda: Os ramos menores podem ser retirados com a tesoura de poda, já os galhos mais grossos necessitam de uma tesoura de poda de força ou uma serra. Para árvores mais velhas e com galhos grossos e pesados, recomenda-se o uso de motosserras, desde que operadas por profissionais capacitados.
Irrigação: A irrigação é uma técnica de fornecimento de água que, quando utilizada em conjunto com as demais boas práticas agronômicas permite alcançar máxima produção
Jardinagem: A manutenção de jardim é um processo que possui diversos procedimentos técnicos e critérios para uma boa execução. Como o nome sugere, o nome diz respeito a manter o que é existente dentro do projeto paisagístico, acompanhando a sua evolução.
Paisagismo: O serviço de paisagismo é um negócio que está relacionado à revitalização e harmonia do espaço e do ambiente de convivência dos seres humanos. O processo de trabalho desenvolvido por um paisagista consiste na elaboração de um projeto, acompanhamento e vai até os retoques e avaliação do resultado final.