A limpeza busca minimizar os impactos dos resíduos na produção para não acontecer imprevistos que afetem a produtividade do equipamento e do processo de produção. Dessa forma, esse serviço visa tornar o campo mais organizado auxiliando na destinação adequada dos resíduos de produção, tornando a aplicação desses conceitos no ambiente industrial mais eficaz. Nesse sentido, esses conceitos podem ser aplicados por meio de esforço cultural sustentável, através das ferramentas da qualidade e princípios de trabalho, de forma que contribuam para que a atenção primária e demais, dada pelas equipes multifuncionais, tenha efetividade, além de redução de custos. Logo, seus resíduos são variáveis, assim como o tipo das máquinas e equipamentos que serão higienizados pela empresa especializada que será contratada para exercer a função de limpeza.
Em primeira instância, para que a limpeza industrial tenha assertividade, é preciso que haja uma gestão de qualidade que supervisione as ações praticadas. A gestão da qualidade é responsável pela administração de processos para assegurar a consistência e níveis elevados de qualidade dos serviços prestados, bem como a melhoria contínua que aumenta a competitividade da empresa no mercado. Portanto, quando falamos da mesma gestão aplicada à área industrial, deve-se ressaltar que este tipo de serviço lida diariamente com um elemento valioso para a sociedade: a segurança. A implementação da gestão da qualidade na limpeza industrial está diretamente ligada ao objetivo de tornar as operações mais eficientes, que zelem pela segurança dos colaboradores e ofereçam equipamentos e produtos cada vez mais condizentes com a expectativas dos clientes — com a menor margem de defeitos e erros possível.
Nessa perspectiva, é necessário ressaltar a importância dos alicerces da gestão de qualidade na limpeza industrial, a começar do foco na demanda de cliente, que é a base de qualquer estratégia bem-sucedida de prestação de serviço. Não adianta ter vários processos de controle de qualidade se, ao final, você não entrega exatamente o que o cliente necessita. Deve solucionar as dores que motivam a contratação de um serviço com um atendimento satisfatório e completo. Portanto, este pilar prediz que as empresas devem desenvolver metodologias para entender os seus clientes e que suas entregas os atinjam no momento certo com a solução correta. Assim, além de atender às demandas, você pode exceder as expectativas, o que certamente gera um engajamento muito mais significativo. Desse modo, consequentemente surgirão várias outras oportunidades para aumentar a fidelização com seus clientes, aumentar a lucratividade e crescer o volume de vendas. Então, durante as etapas de controle de qualidade, a empresa poderá tomar medidas importantes, como fazer um levantamento com os objetivos dos clientes em cada projeto ou criar interações com eles, constantemente, para gerar feedbacks para a melhoria da qualidade do produto a cada etapa.