O benefício de áreas verdes para sua empresa

Investir em áreas verdes em sua empresa trazem benefícios que vão além do aspecto estético. Você sabia, por exemplo, que a quantidade de plantas e árvores em um ambiente é diretamente proporcional à redução no nível de estresse? Pois é. Com um baixo investimento, uma área verde dentro do escritório de sua empresa, como um jardim ou praça, pode trazer muitos benefícios para os seus colaboradores e, consequentemente, para a produtividade de sua empresa.

Espaços internos mais bem aproveitados

Otimização dos espaços. Não é preciso ter um escritório imenso para que seja possível criar uma área verde. Já imaginou fazer uma reunião em uma sala com um cantinho cheio de plantas? Uma decoração dessas, certamente, será bem vista pelos funcionários.

Caso a sala seja realmente pequena e não haja espaço para isso, a solução pode ser também a implantação de um jardim vertical, muito em uso nos dias de hoje, até por ocupar menos espaço. Grande, médio ou pequeno, que saberá exatamente o que fazer para otimizar os espaços e aumentar as áreas verdes em sua empresa.

Áreas externas mais aconchegantes

Para empresas maiores e que ocupam grandes áreas, as áreas externas também devem ser repensadas. Pensar na instalação de uma praça ou aumentar o plantio de árvores – sejam elas frutíferas ou não – podem ser formas úteis de deixar o trabalho como um todo mais aconchegante. Primeiro porque as árvores reduzem o calor do ambiente. Afinal, árvores proporcionam sombra — o que reduz a temperatura do asfalto, por exemplo, em até 2°C —; trás conforto térmico de forma natural. Esse conforto térmico pode até reduzir a necessidade do consumo de energia elétrica, já que diminui a necessidade do uso de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.

Diminuição da poluição e melhora da umidade

Seja em área interna ou externa, áreas verdes em sua empresa melhoram a qualidade do ar. Esse é um tópico muito importante a ser levado em consideração, ainda mais dependendo da área de atuação de sua empresa ou indústria. Alguns setores são inevitavelmente mais poluentes que outros. Então, além da compensação ambiental, a empresa deve pensar também na saúde dos próprios colaboradores. E mesmo que sua empresa não seja tão poluente, é notável a melhora da qualidade do ar e da umidade, seja em escritórios ou mesmo em áreas mais abertas.

Áreas verdes na sua empresa reduz o risco de depressão dos seus funcionários

Mais bem-estar e menos depressão e ansiedade. Estudos feitos ao redor do mundo estão comprovando que áreas verdes contribuem também para diminuir o risco de depressão. Um desses estudos, por exemplo, feito por cientistas do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, revelou que áreas arborizadas contribuem para a diminuição da ansiedade, estresse e quadros leves de depressão. “Os resultados (…) mostraram associação inversa entre a presença de áreas verdes e a ocorrência de transtornos mentais comuns. A associação encontrada foi independente da prática de atividade física”, mostrou o estudo.

Consequentemente, sua empresa produz mais

Funcionários mais felizes resultam em maior produtividade. Estudos da Universidade de Washington indicam que profissionais que trabalham próximos a áreas verdes produzem até 12% mais. Além disso, dependendo de como estejam posicionadas no seu ambiente, as plantas ou árvores podem atuar como uma barreira para o som, diminuindo o barulho e fazendo com que as pessoas possam se concentrar mais. Tudo isso ajuda o colaborador a trabalhar melhor, a exercer sua criatividade e, consequentemente, a produzir mais e trazer retornos mais significativos para a organização.

Contribui para solidificar valores de sua empresa

A preservação do meio ambiente é um tema que preocupa os clientes cada vez mais. Por conta disso e também pela necessidade de todos como sociedade de preservar o meio ambiente, muitas empresas alinham seu discurso e sua imagem ao ecologicamente correto,  preocupação com questões ambientais e divulgam sua imagem por meio do chamado marketing verde.

Entretanto, não há como uma empresa manter o discurso ecologicamente responsável para os seus clientes, se dentro do seu próprio escritório ou áreas de produção isso não se refletir nos ambientes onde os seus profissionais trabalham. Investir em áreas verdes em sua empresa mostra que sua marca está alinhada ao seu discurso eco-friendly, reforçando que, de fato, a preocupação de sua empresa com questões ambientais vai muito além do discurso por si só, mas também se materializa na prática.

Afinal, uma empresa verde não se preocupa apenas com o meio ambiente de forma isolada, mas também com questões sociais, com a saúde e bem estar de seus clientes e de seus próprios colaboradores.

Que tal investir em áreas verdes em sua empresa? Entre em contato com a Dikma. Realize o projeto de áreas verdes ou manutenção com a Dikma.

 

Fonte: Green São Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *