Facilities em Shopping Center e Comércios: Como otimizar e reduzir os custos

Uma gestão de facilities eficiente é fundamental para as empresas de todos os ramos, mas principalmente para os centros comerciais e shoppings centers. Além de garantir o funcionamento ideal das instalações, ela tem impacto direto na satisfação dos clientes, na redução de gastos e, consequentemente, na lucratividade da empresa. Com a reabertura dos shoppings e a retomada da atividade econômica, a gestão de manutenção se viu obrigada a viabilizar estratégias recorrentes que sejam necessárias para manter o shopping center funcionando com segurança, impactando positivamente a gestão.  Desse modo, ter uma estrutura bem conservada e um bom funcionamento contribui para a satisfação dos visitantes. Dada a importância dos serviços de facilities, é notável que eles contribuem para evitar imprevistos, e até acidentes com os funcionários e clientes. As empresas de facilities devem implantar nos  considerar a implementação de rotinas preditivas. Na prática, é necessário desenvolver um mapeamento de toda a operação e levantamento da infraestrutura atual, bem como quantidade de equipamentos, informações acerca desses equipamentos, sendo necessário estruturar o plano de manutenção, um dos pilares responsáveis pelo sucesso do setor.

Diante exposto, para garantir que a contratação assertiva de uma empresa terceirizada gere mais benefícios para o centro comercial, é preciso que o se defina a criticidade de execução do serviço em cada local, para definir frequência, programação preventiva e corretiva; o que permite a elaboração de um plano de serviços coerente com as necessidades do estabelecimento. Nesse contexto, para evitar que eventuais falhas atrapalhem a experiência do usuária, é fundamental que a equipe de facilities esteja preparada para prever e resolver esses problemas, além de estarem habilitados para servir bem sempre que forem abordados por algum cliente. O setor de limpeza é responsável pela higienização e manutenção de áreas comuns como banheiros, corredores e elevadores. Durante as rotinas de limpeza, devem ser feitos relatórios informativos para registrar os horários em que os serviços foram realizados e eventuais anomalias. Tendo em vista o atual cenário pandêmico, o setor de limpeza se torna ainda mais importante e exige atenção e revisão redobradas para garantir a segurança dos clientes do shopping center. Além do que já é feito, vale a implementação de novas e mais seguras rotinas de limpeza e manutenção das áreas comuns, como o aumento da frequência de desinfecção dos locais públicos e o uso de equipamentos de desinfecção e esterilização automatizada.

Tendo isso em vista, é possível otimizar os processos de limpeza de forma eficiente e consequentemente atingir o sucesso no bem-estar do usuário ao acessar local. Mas, para que o processo atinja o grau máximo de eficiência e lucratividade, é preciso priorizar o terceiro tipo, que consiste no monitoramento constante. Dessa forma, uma gestão com rotina planejada e assertiva preza pela mão de obra especializada e impacta diretamente a economia de recursos envolvidos na manutenção. Com recursos, nos referimos tanto à equipe quanto aos insumos e equipamentos de trabalho.

 

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