Na atualidade, a IOT representa a propagação mundial de dispositivos de diferentes funções conectados uns aos outros e com a rede mundial de computadores. Inicialmente, a ideia da IOT era estabelecer a conexão da internet em objetos físicos e evoluir gradativamente para que essa conexão artificial com a vida real seja realidade para a sociedade. A internet das coisas é, na verdade, uma revolução tecnológica com o objetivo de conectar todos os objetos que usamos no dia a dia à internet, através de tecnologias como Wi-Fi e bluetooth. A cada dia surgem mais eletrodomésticos, relógios, meios de transporte e acessórios conectados à Internet e a outros dispositivos, como smartphones e computadores. Dentro dessa perspectiva, podemos destacar a gestão no segmento de transporte, logística, segurança, pública, indústrias, comércios e etc. geralmente, são agrupadas em apenas um lugar, utilizando mão de obra especializada orientada a serviços dentro de uma outra empresa. Isso possibilita redução de custos e de despesas e foco exclusivo dos colaboradores no core business.
A Inovação tecnológica tem gerado uma revolução também no segmento de facilities, com o desenvolvimento de tecnologia para gestão inteligente da distribuição de tarefas e geração de KPI e indicadores. No contexto de facilities, a IOT transformará ainda mais os ambientes, auxiliando e proporcionando mais conectividade, pois essa é uma tendência global que irá vislumbrar grandes avanços no segmento tecnológico. Em vista disso, o monitoramento, na execução e no controle de atividades terceirizadas realizadas em grandes empresas, indústrias e centros comerciais é aplicado com o intuito de ampliarem a eficácia e a eficiência das suas operações. Dessa união entre IOT e facilities é que nasce a perspectiva dos atuais edifícios inteligentes, nos quais a redução da quantidade de pessoas trabalhando dentro da própria estrutura e a ampliação do uso de sistemas automatizados podem ser facilmente alcançadas. O uso da IoT para gestão de facilities também pode ser aplicado a serviços de suporte administrativo, uma vez que o controle de documentos e processos é facilitado pelos mais variados dispositivos de coleta, processamento e envio de dados.
A Dikma através do Dikma Digital programa de inovação interna que objetiva a transformação digital nos negócios do Grupo Dikma, com uma abordagem voltada a inovação em processos que impactem diretamente na entrega de resultados para o cliente tem desenvolvido ou incorporado tecnologias, softwares e dispositivos para gestão e controle mais eficaz de processos operacionais e administrativos. O Dikma Digital trabalha tecnologia, desenvolvimento e renovação de processos, de forma a melhorar os serviços prestados, a geração de controles e indicadores e no aumento dos diferenciais competitivos do negócio. Dentro do programa, lançamos o ambiente Dikma Lab, um espaço em que a equipe de inovação fica lotado e auxiliar as demais equipes da Dikma na remodelagem dos processos, propondo a substituição dos modelos tradicionais buscando soluções ágeis, digitais e sustentáveis. A Dikma acredita que a cultura da inovação é uma realidade em sua organização e que estar na ponta do seu segmento O tema digital se torna obrigatório para quem busca uma melhor performance, segurança, qualidade e produtividade. O SDO – Sistema Dikma Operacional – Plataforma de Gestão Operacional da Dikma funciona em interface com um aparelho de celular, habilitado somente para execução desse aplicativo, ele apresenta todas as atividades a serem realizadas por determinado contrato e acompanha o cumprimento das mesmas, com tempo de execução e registro de ocorrências. Nos dias atuais, não é possível que o gerenciamento do contrato seja apresentado a cada semestre como eram celebrados os contratos anteriores, a demanda de hoje em dia é que tudo seja instantâneo. A Dikma está antenada e tem estimulado a cultura digital nas suas equipes contribuindo para a evolução tecnológica do segmento.