A terceirização de atividades nos mais diversos negócios é uma estratégia de redução de custos diretos e de foco no core-business no negócio. A terceirização estratégica possibilita isso é mais outras vantagens. Mas como gerenciar o serviço de terceiros dentro do seu negócio? Os desafios para realizar essa gestão são quase sempre os mesmos independente do negócio e do tipo de serviço prestado, como estabelecimento de indicadores e de metodologia de avaliação, assim como lidar com as barreiras do relacionamento e gerenciamento de uma mão de obra que não faz parte do corpo da empresa.
É necessário adotar algumas estratégias que otimizem a gestão dos terceiros. Isto compreende desde o alinhamento das expectativas, até a medição de performance. Todos os detalhes devem ser analisados para garantir que a parceria resulte no que foi esperado. Além disso, a comunicação já no processo de cotação da essência da atividade e as expectativas de atendimento, contribuem para uma melhor gestão.
Garanta que a relação com os seus fornecedores seja positiva, estimule um clima de cooperação e não de desconfiança mútua e cobranças. A longo prazo, isso vai permitir que o seu negócio tenha melhores condições de negociação, ou seja, enquanto é ofertado um produto ou serviço de melhor qualidade, maior a chance de redução de custos com benefícios mútuos. O controle de fornecedores é uma tarefa essencial para o sucesso de qualquer organização. A gestão deve garantir controles, indicadores e feedbacks constantes. Uma comunicação afinada garante o sucesso da parceria. A relação saudável com os seus fornecedores propícia um clima de cooperação e não de desconfiança mútua e cobranças. Isso vai permitir que o seu negócio tenha melhores condições de geração de benefícios mútuos.