A necessidade de criar e sustentar vantagens competitivas fez com que a terceirização se solidificasse como uma das atividades mais eficientes na racionalização de recursos e aumento de produtividade. A terceirização é uma estratégia de negócio que não deve ser tratada com o objetivo único de redução de custo, mas sim como algo embutido nos objetivos e na estratégia geral da organização. Como toda estratégia que é inserida no contexto organizacional, a terceirização deve ser amplamente analisada e contextualizada para efetivamente auxiliar as empresas a modernizar seu processo de gestão.
Uma das principais vantagens da terceirização, é o perceptivo aumento na qualidade dos serviços prestados na maior parte dos projetos de terceirização. Em pesquisa do Centro Nacional de Modernização, as empresas prestadoras destacaram como principal critério para escolha da empresa prestadora, a qualidade técnica apresentada pelos profissionais prestadores.
Contar com profissionais treinados e capacitados para atividade a ser realizada interfere diretamente na qualidade dos serviços e na mitigação de ocorrências. A empresa contratada além de especialista na atividade que executa, deve buscar melhorar o processo de qualidade, utilizando melhor os recursos e evitando inclusive o desperdício. A chave do sucesso para a efetividade estratégica e operacional da terceirização nas empresas convertendo em qualidade é ter processos formalizados e automatizados em um ambiente com controles rígidos e capacitação constante. Para que a empresa possa racionalizar custos, otimizar tempo e entregar soluções com alto nível de qualidade, ela precisa estar devidamente integrada com a empresa que ela está prestando serviço.
A terceirização, como toda ferramenta de gestão precisa ser planejada e executada com muito critério. Uma contratação de serviços assertiva garante para a empresa contratante tranquilidade para focar em seu core-business e visível aumento da qualidade. Selecionar parceiros que atuem de forma sinergética é a melhor maneira de aumentar a competitividade e reduzir custos não estratégicos de seu negócio.