O Setor de Óleo e Gás tem participação expressiva na economia brasileira, sendo responsável por 13% do Produto Interno Bruto. Por ser um setor volátil, devido ao sobe e desce do preço do petróleo mundial, investir em produtividade e processos se tornou estratégia fundamental das empresas para se manterem competitivas nesse mercado fortemente impactado pela economia mundial. Toda a cadeia de Óleo e Gás é um mercado que evolui muito rápido com novas tecnologias voltados para o aumento do competitividade do setor. Em prol dessa demanda pela alta competitividade, o setor certamente é o mais exigente com os fornecedores de serviço e produtos, nos aspectos da qualidade, segurança no trabalho, produtividade e inovação.
A Dikma concluiu recentemente o curso FORNECEDOR COMPETITIVO desenvolvido pela FINDES E SEBRAE, composto por treinamentos quinzenais ao longo de todo ano de 2020 para qualificar os fornecedores da cadeia de óleo e gás no estado do Espírito Santo para se tornarem fornecedores mais competitivos para esse mercado. Vários temas foram trabalhados neste programa, como: Elementos Competitividade e Diagnose; Ecossistema de apoio a Competitividade; Plano Estratégico para P&G (Estratégia/Mercado/Cliente); Gestão de Resultados; Requisitos da Indústria de Petróleo e Gás; Governança e Compliance; Liderança; Processos; Pessoas; Tecnologia & Inovação; Competências essências (VRIO); Parceiros e Fornecedores e Sistema de Informação e Governança de Dados. Foram 18 workshops de capacitação e reuniões individuais de monitoria e acompanhamento e para a Dikma foi muito importante a avaliação do grau de maturidade do seu negócio por especialistas no segmento para atendimento da demandas do setor.
A Dikma oferece Facilities Services especializados e personalizados ao mercado de óleo e gás, com equipamentos e produtos de alta-performance que proporcionam uma maior durabilidade dos ativos. O processo de trabalho da Dikma prioriza segurança e saúde para o ambiente de trabalho, mitigação de falhas processuais, dinamismo no processo e redução do TCO (Custo Total de Propriedade).